Texto 1
- Plínio Marcos.
- Os jovens ou aqueles que buscam saber sobre o assunto tratado.
- Sim , através da linguagem e do tipo de escrita.
- Informar sobre a AIDS e mostrar os problemas causados por essa doença.
- Informativo
- Injuntivo
- Explicativo e descritivo.
- Atrair mais pessoas que consigam entender esse tipo de linguagem, ou seja, jovens ou aqueles que vivem de maneira desinformado e desprevenida.
Texto 2
- Jornalistas
- Leitores dos jornais que serão publicados a reportagem.
- Sim, pois o fato retratado é algo que ocorre atualmente entre nossos jovens.
- Informar aqueles que leem os jornais.
- Reportagem
- Narrativo
- Descritivo
- Pela linguagem ser formal, é para direcionar-se a um grupo de leitores mais amplo.
Texto 3
- Mariana Ferraz de Oliveira.
- Apenas para o Ministro da Educação
- Através do que o Ministro quer fazer nas escolas, pela tecnologia e a grande evolução que deseja.
- Mostrar ao Ministro que não resolverá o problema,dos cursos de Pedagogia, através do que ele deseja realizar.
- Carta
- Argumentativo
- Explicativo e argumentativo.
- Dirigir - se ao Ministro da Educação, portanto ser mais formal.
Aluna : Victória Moreira.
Victória, você responde muito bem às questões propostas; a análise do texto 3 está ótima, muito boa mesmo! Apenas a resposta sobre a função da linguagem que não está adequada, mas é porque ainda não estudamos esse assunto, ok? Quanto ao texto 2, chamo atenção para o que você coloca como tipo predominante e sequências textuais encontradas, pois podemos dizer que predomina o tipo explicativo, visto que traz informações sobre um fato ocorrido e, em se tratando de uma notícia de jornal, encontramos também seqüência narrativa, ok? No texto 1, o público-alvo são detentos, como podemos perceber pelas variadas marcas encontradas no texto e não todos os que buscam saber sobre o assunto, certo? Se entendemos que o objetivo principal do texto é persuadir o interlocutor para que ele se proteja para não se contaminar com a AIDS, então o o tipo predominante é argumentativo, ok?
ResponderExcluirNota: 9,0