Olá pessoal!!
Vocês já podem conferir, abaixo, as respostas da atividade. Abraços, Marília.
- quem produziu o texto;
Texto 1: “Plínio Marcos”, ator que faz anúncio no vídeo numa campanha contra AIDS
Texto 2: jornalista ou equipe jornalista do Diário da Região
Texto 3: professora formada Mariana
- qual(is) o(s) interlocutor(es);
Texto 1: presidiários;
Texto 2: leitores do jornal Diário da Região, residentes na cidade ou redondeza,
Texto 3: Ministro da Educação Fernando Haddad
- há marcas que permitem identificar a época em que fora divulgado;
Texto 1: não há marcas de tempo, mas pela linguagem e pelo tema abordado no texto, podemos pensar que se trata de um texto divulgado após o auge da AIDS, ou seja, por volta da década de 90.
Texto 2: embora não tenha marcas de tempo no sentido de dia, mês, ano, podemos entender que se trata de uma notícia recente, até porque notícia sempre traz fatos atuais (pela situação da escola tb podemos pensar que não se trata de uma época remota, em que tais problemas não existiam na escola por uma série de questões)
Texto 3: pela menção ao Ministro Fernando Haddad (cujo mandato foi iniciado em julho de 2005), pela menção às condições de trabalho do professor, dá para sabermos que se trata de um texto atual.
- qual o objetivo do texto (propósito comunicativo);
- Texto 1: persuadir os presidiários a usar camisinha – ou preservativo – para evitar a disseminação da AIDS. Fazer uma campanha de prevenção da AIDS;
- Texto 2: informar sobre um problema que está ocorrendo nas escolas públicas;
- Texto 3: criticar a realidade do professor da educação básica e persuadir o ministro de que as mudanças propostas não trarão mudanças na qualidade do ensino se não forem melhoradas as condições de trabalho do professor.
- a que gênero pertence o texto;
Texto 1: anúncio de uma campanha contra a AIDS divulgado em um vídeo para a casa de detenção de São Paulo;
Texto 2: notícia de jornal;
Texto 3: carta argumentativa
- qual o tipo textual predominante;
Texto 1 e 3: argumentativo
Texto 2: explicativo
- quais as sequências textuais encontradas no texto;
Texto 1: argumentativo, explicativo (“Aids é uma praga que rói até os mais fortes, e rói devagarinho. Deixa o corpo sem defesa contra a doença”) e injuntivo (“Pára com isso, tu vai acabá empesteado!”).
Texto 2: explicativo, narrativo (“Dois adolescentes foram apreendidos com bebidas alcoólicas, na noite desta terça feira, na Escola Estadual Pio X, em Rio Preto”; “Às 19h45, a polícia foi acionada e encontrou com o aluno M.A.F, 16 anos, duas garrafas pet que continham vodca com refrigerante”).
Texto 3: argumentativo, expositivo (“Vai exigir que os cursos tenham brinquedoteca e que exista computador para cada 30 alunos etc. Quer modificar o contato dos alunos com as escolas. Quer exigir mais dos cursos”) e narrativo (“Fiz o curso de Pedagogia na Universidade de São Paulo. Formei-me faz pouco tempo.”)
- qual a função da linguagem predominante;
Texto 1: apelativa
Texto 2: referencial
Texto 3: apelativa
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