O que entendemos por leitura literária? Bom, primeiramente , vamos pensar no significado da palavra '' literatura'' - definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos, exercício da eloquência e da poesia ( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura) - , que nos leva a pensar que todos os livros se encaixam neste padrão, porém não é bem isso que acontece. Podemos ver um preconceito literário claramente pelas críticas feitas por pessoas tradicionalistas ou que apenas inventam diversos requisitos para que livros de autoria, por exemplo, de Paulo Coelho sejam barrados e taxados de leitura inútil, não sendo considerada literária.
Gosto pela leitura, ao contrário do que muitos acreditam, não se trata de um '' dom '' , e sim de um resultado alcançado pela prática prazerosa da leitura, de um simples gibi até livros de grandes autores. Uma forma de aumentar e aperfeiçoar a prática e o gosto pela leitura seria se as escolas colocassem em listas de livros pelo menos dois livros que cada um escolhesse, o que levaria a leitura de um assunto que cada jovem tem interesse em conhecer, desenvolvendo a prática da leitura.
Essa diferença se faz entre as obras, e o desprezo com que muitos críticos tratam essas obras não-aclamadas não me afeta, pois defendo que não deveriam ter tantos obstáculos para que novos livros passem a ser definidos como parte de uma leitura literária. Sendo assim, continuo a ler livros que me deêm prazer de ler e não livros cansativos e enjoados, como ''Memórias Póstumas de Brás Cubas''.
E você, leitor, o que acha ? Defende que há livros melhores ou piores para a construção do hábito da leitura literária ou defende que são os livros de seu gosto que criam um hábito de leitura literária? Pense nisso e continue a sua prática de leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário